Escorpião é um animal venenoso

Olá, pessoal! O assunto de hoje é um daqueles que sempre gera curiosidade e dúvida. Primeiros socorros com animais venenosos: o que devemos saber?

Como o assunto é bem longo, vou tentar resumir um pouco para vocês do meu conhecimento e sobre as principais medidas que devem ser tomadas, caso uma situação como essa chegue até você.

Primeiro, vamos dividir em duas partes: aracnídeos e serpentes.

Aranha andando sobre pedras | Um animal venenoso me atacou. Como agir?
Reprodução: Internet

Os aracnídeos (aranhas, escorpiões, centopeias etc.), normalmente, não têm poder para matar um adulto. Apenas em exceções, no caso do atingido já estar muito debilitado ou ser alérgico aquele tipo de veneno. Claro que estamos falando de apenas uma picada e não em casos de múltiplos ataques.

Por isso, na prática, o que você deve fazer: foi picado? Resista a dor (e geralmente é bem forte, já fui picado por um escorpião e posso dizer) e procure direto um médico ou hospital.

Cobra venenosa atacando em meio à grama | Um animal venenoso me atacou. Como agir?
Reprodução: Internet

No caso das serpentes, a postura é diferente, pois é necessário um cuidado especial. É importante dizer que, falando sobre esse animal, as regras dos primeiros socorros mudaram. Antigamente, os mais velhos localizavam o ponto da picada, cortavam a pele, uma parte da área afetada, e sugavam o veneno. Essa prática não é aprovada pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. A medicina já comprovou que a quantidade de veneno expelida pela cobra depende se ela está mais ou menos alimentada, se ela comeu recentemente, não terá veneno ou pouco. Caso ela esteja faminta, a quantidade é enorme.

Independentemente de qual caso seja, a primeira medida é levar imediatamente para o hospital. Deite a pessoa picada, improvise uma maca com madeiras e roupas ou cordas e não faça mais nada. Essa é a regra básica.

É importante que você, praticante de trilhas e esportes de aventura, esteja atento a esses tipos de recomendações. Pesquise sites especializados, procure o Butantan. Informação nunca é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.