Olá, pessoal!

O mês de julho sem dúvida é um dos mais aguardados do ano pela criançada, para aproveitar as breves férias escolares desta época do ano. Porém, por se tratar de um recesso mais curto, muitas vezes os pais acabam deixando passar a oportunidade de aproveitar esse tempo ao lado dos filhos.

Para ajudar quem quer curtir ao máximo esse período, reuni algumas dicas de atividades e viagens de aventura com crianças, que são excelentes para serem realizadas no mês de julho ou mesmo em feriados prolongados ao longo do ano. Acompanhe!

Acampamentos

Quem tem crianças em casa sabe que elas adoram brincar de acampamento até dentro de casa, com barracas improvisadas feitas com lençóis na sala, por exemplo. Por que não, então, aproveitar as férias e levá-las a um acampamento de verdade? Existem inúmeras opções de camping que oferecem cozinha, banheiro, chuveiro e área coberta, estrutura ideal para acampar com crianças, sobretudo se estiverem se aventurando pela primeira vez.

Mas, mesmo que o camping possua boa estrutura, é fundamental estar preparado para imprevistos. Não deixe de levar material apropriado para dormir, como sacos de dormir e isolante térmico, assim como vestimenta adequada e outras proteções térmicas (não esqueça que julho é um mês naturalmente mais frio em diversos lugares do Brasil), repelente, protetor solar etc.

Falamos um pouco sobre o sistema de dormir nesse vídeo no Youtube:

Trilhas

Se não for possível passar a noite acampando, fazer uma trilha com as crianças é sempre ótima ideia, desde que todo o planejamento da atividade seja feito levando em consideração que crianças e adultos possuem ritmos diferentes. Caminhadas ao ar livre são excelentes pra incentivar o contato e o cuidado com a natureza, e a expectativa de alcançar um objetivo ao fim da trilha, como uma praia, uma cachoeira ou uma bela vista, pode tornar a atividade ainda mais atrativa para os pequenos.

Esteja atento aos equipamentos necessários para a trilha. Escolha um tênis confortável para a criança e leve chinelos e roupas de banho caso haja rios, praias ou cachoeiras no caminho. O uso de boné, repelente e protetor solar é imprescindível. Não esqueça que crianças sentem fome com mais frequência, e podem ficar enjoadas e irritadas quando isso acontece. Leve lanches simples e que garantam energia ao longo do dia, como pãezinhos, biscoitos, frutas, barras de cereais e comida liofilizada, e ofereça-os aos pequenos durante os intervalos de descanso, junto com água – mas aproveite para ensiná-los a não comer tudo de uma vez, para ter uma reserva para emergências.

Não se esqueça de levar material para imprevistos. Tem várias dicas desses equipamentos no canal no youtube.com/coronelleite.

Passeios de bicicleta

Muitas cidades brasileiras têm parques e outros espaços abertos que são seguros e convidativos para um passeio ciclístico em família. É a hora de tirar as bicicletas da garagem, encher os pneus e aproveitar para se exercitar.

Mas antes do passeio, não se esqueça de ensinar regras básicas de ciclismo para as crianças, para evitar acidentes e proporcionar a melhor experiência para elas, sem nenhum susto ou trauma. Leve também equipamentos de segurança como capacete e joelheira, além de água para hidratar-se durante a atividade.

E aí, gostou das dicas? Além das atividades listadas acima, existem muitas outras que podem ser realizadas com crianças durante as férias de julho ou em qualquer época do ano. O importante mesmo, para crianças e adultos, é estar em contato com a natureza, aprendendo a respeitar o meio ambiente e a aproveitar com responsabilidade todos os recursos que ele oferece.

Não se esqueça de contar sempre com equipamentos adequados, para garantir o conforto e a segurança da sua atividade. Em minha loja virtual , você encontra acessórios e equipamentos para aventuras, e quem está em busca de dicas para atividades de aventura e sobrevivência pode encontrar em meu canal no Youtube. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.