Na hora de se aventurar na selva e montar seu próprio acampamento, é importante planejar com calma um local seguro para montar sua barraca. Afinal, a intenção é ter boas histórias para contar, tendo o mínimo possível de problemas pelo caminho.

É importante deixar claro que o mais recomendado, principalmente para quem não está acostumado, é sempre procurar áreas de camping, onde o local já é devidamente preparado e você pode se alojar sem se preocupar se está atrapalhando a fauna e a flora da região. Pensando nisso, listei uma série de locais nos quais você pode fazer seu camping sem preocupações. Dá só uma olhada:

Chapada Diamantina, Bahia

Um dos lugares mais procurados por quem gosta de se aventurar ao ar livre, a Chapada Diamantina, com seus mais de 1500 km², guarda surpresas até para os mais acostumados. Por exemplo: Ibicoara, uma cidadezinha a 570km de Salvador.

Lá, existem alguns lugares em que não é permitido acampar – como no meio do Canyon da Fumacinha. Por isso, é importante ao menos uma consulta com algum guia local, para não ter problemas. Fora isso, lá é um ótimo local para quem procura ter contato direto com a natureza, com o mínimo impacto causado pelo homem. Tanto que as áreas de camping da cidade são todas próximas a rios de águas limpas. Procure também pela Cachoeira do Licuri e pela Toca do Vaqueiro, locais cuja beleza é de tirar o fôlego.

Pancas, Espírito Santo

Situado a 180km da capital do Estado, Pancas é um município que possui um visual deslumbrante. Poucos são os que conhecem ou já foram à região, o que faz dela um ótimo local para se isolar da vida urbana. Lá você encontra diversas cachoeiras, matas e serras, muitas serras!

Por tudo isso, o lugar é perfeito para a prática de esportes como trilha, rapel, escalada e até voo livre. O camping mais conhecido de lá possui pouca infraestrutura, o que permite ter uma experiência de contato ainda maior com a natureza. Além disso, a cidade é bastante acolhedora. Vale a pena conferir.

Paraíso Perdido, Minas Gerais

18 piscinas naturais, 8 cachoeiras de águas cristalinas (de tão limpas que são) e ainda três ribeirões. Isso tudo é o que te espera em Paraíso Perdido, um patrimônio natural localizado em São João Batista do Glória, a 374km da capital de Minas.

O nome faz jus ao local: uma região fantasticamente linda, porém de difícil acesso – ou seja, um verdadeiro paraíso perdido. Entretanto, o esforço vale a pena. A tranquilidade do local é capaz de revigorar qualquer um. Quando estiver por lá, faça uma caminhada ou procure por um dos diversos pontos de mergulho.

Parque da Cachoeira, Rio Grande do Sul

O Parque da Cachoeira está a 18km do centro da cidade de Canela, que faz divisa com Gramado. O parque é uma propriedade privada, mas isso não significa que o local tenha perdido a sua característica de selva. Lá, existem 4 cachoeiras e algumas piscinas naturais.

Por lá, há uma área apropriada para camping, ideal para quem vai se aventurar pela primeira vez. E por falar nisso, aventura é o que não falta: tirolesa, gaiola, rapel e escalada estão na lista de atividades que podem ser feitas no parque.

Acampamentos por todo o Brasil

Gostou das sugestões? Vale lembrar, claro, que os locais aqui citados foram indicados para quem ainda está começando, ou sequer fez algum acampamento na vida. Para os mais experientes, em breve darei outras dicas. Enquanto isso, continue sempre acompanhando as notícias daqui do meu blog, assinando a newsletter e me seguindo nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *